Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Ex-presidente do Sport morre aos 66 anos anos no Recife.

Nesta terça-feira (13), dia em que o Sport completa 109 anos de vida, morreu o ex-presidente do clube Silvio Guimarães, aos 66 anos de idade. Após sofrer um AVC em abril, Guimarães foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Recife. O ex-mandatário leonino resistiu durante muito tempo, mas acabou cedendo às complicações do Acidente Vascular e faleceu nesta manhã.


Por conta da morte do ex-presidente, o Sport cancelou parte das celebrações do aniversário. Não haverá mais queima de fogos, nem coquetel. Só foram mantidos o corte do bolo e a sessão solene do conselho deliberativo. Além disso, o clube decretou luto oficial de três dias.

HISTÓRIA - Sílvio Guimarães assumiu o posto de presidente do Sport no final de 2008. Regência repassada por Milton Bivar, então mandatário do clube na inédita conquista da Copa do Brasil. A eleição foi vencida com folga pelo candidato da situação, que teve como concorrentes nomes fortes na história do clube como Homero Lacerda (candidato a presidente), Wanderson Lacerda (candidato a presidente do Conselho Deliberativo) e Luciano Bivar (candidato a vice do Conselho). A vitória aconteceu com mais de 75% dos votos a seu favor.

As conquistas de Sílvio Guimarães no comando do Sport se resumiram a troféus estaduais. No biênio 2009/2010, o presidente fez da equipe leonina pentacampeã do Campeonato Pernambucano. No âmbito nacional, o primeiro ano de trabalho do então mandatário acabou fechado com um rebaixamento para a Segundona, com a equipe na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o clube não conseguiu o acesso. Nada, porém, foi mais traumático para o torcedor rubro-negro quanto a participação na Copa Libertadores da América.

O título da Copa do Brasil rendeu ao Sport uma vaga na principal competição Sul-Americana, no ano de 2009, após 11 anos de intervalo. E foi na gestão de Silvio Guimarães que o Leão fez a melhor participação em uma Copa Libertadores. Após vitórias contra adversários tradicionais como LDU/EQU e Colo Colo/CHI, os rubro-negros passaram para as oitavas de final na liderança da fase de grupos. Contra o Palmeiras, em jogo disputado nos pênaltis, no entanto, a equipe acabou eliminada.

Após deixar a presidência do Sport, Silvio Guimarães não voltou a concorrer eleições na Ilha do Retiro. Mesmo ausente, a vida política do clube não deixou o ex-mandatário, que nos últimos anos se tornou um dos principais críticos das gestões posteriores ao seu período na Praça da Bandeira. O maior alvo acabou sendo o atual presidente do conselho deliberativo do clube, Gustavo Dubeux, que chegou a ser taxado por Guimarães como o pior presidente da história do clube. As divergências entre ambos se davam principalmente por conta da construção da Arena do Sport – empreendimento que encontrou resistência do ex-presidente.

Fonte: Portal PE10.

Nenhum comentário: