Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

Economia e violência lado a lado 

Denizio Duarte Crítico Literário


A cidade de Santa Cruz do Capibaribe a cada dia vive um aumento alarmante da violência. Os roubos se multiplicam, os furtos também e principalmente os golpes de estelionatários, além dos homicídios. Santa Cruz mostra que crescimento econômico não diminui violência, pois sempre se associou pobreza com violência, caso isso fosse verdade a Índia seria o país mais violento do mundo, pois uma grande parte da população é pobre ou miserável. Santa Cruz do Capibaribe já teve picos de desenvolvimento e que não levaram à diminuição da violência. Cada caso é um caso e não podemos ficar de braços cruzados esperando a próxima vítima. Temos que mapear o a violência em Santa Cruz do Capibaribe e atacarmos as causas, pois sempre são atacadas as consequências através do aumento das viaturas nas ruas, aumento dos procedimentos nas delegacias, e por quê não diminui a violência?

Temos que rever a questão do combate ao tráfico de drogas, as pessoas que estão envolvidas, faixa etária, condição social, econômica, se já teve passagem ou não pela polícia. Temos que ver os bolsões de miséria que foram criados ao longo dos anos e se de lá realmente estão saindo delinquentes. Se não houver um trabalho sócio-educativo, onde se queira investir no chamado capital social negativo, que são os jovens envolvidos com a criminalidade será difícil frear. Além disso, em Santa Cruz do Capibaribe está sendo criada uma casta de estelionatários e de compradores de mercadoria roubada, os quais têm estimulado o roubo dentro da cidade. É mais cômodo produzir ou comprar produto de roubo barato pra vender? 

Não estou aqui nem falando dos grandes roubos de cargas, mas de delitos pequenos, de gente que vem comprar e é roubada e a mercadoria é vendida pouco tempo depois. Ou se ataca as causas ou Santa Cruz do Capibaribe ficará à mercê da violência por muito tempo.


Nenhum comentário: