Páginas

terça-feira, 13 de março de 2018

Programa Alerta Celular vem inibindo furto de aparelhos em Pernambuco

Resultado de imagem para programa alerta celular

O estado de Pernambuco parece ter encontrado uma forma de diminuir as ocorrências de um dos crimes mais comuns nas ruas das nossas maiores cidades: o roubo de celular.

Galba e Maria dormiam quando o ladrão invadiu a casa.

“Entraram por volta de 1h, e levaram o meu celular e o da minha filha”, conta a dona de casa Maria da Guia de Souza Ramos.

As duas moram na frente de uma delegacia.

“Prestei a queixa na quarta-feira (7) e, na sexta-feira (9), já obtive o resultado, realmente, que teriam pego os celulares de volta e também teria prendido o ladrão”, diz a vendedora Galba Jane de Souza Ramos.

Os aparelhos só retornaram rapidinho às mãos delas porque as informações sobre o telefone de Galba estavam no banco de dados do programa Alerta Celular.

O programa foi lançado há exatamente um ano. De lá para cá, todas as vezes que a polícia recupera um telefone celular checa se ele está cadastrado no sistema. Se estiver, o nome do dono já está lá e ele é chamado para pegar o telefone de volta.

Para se cadastrar, diretamente com a polícia militar ou no site da secretaria de defesa social, a pessoa informa o nome, CPF, um endereço de e-mail e um telefone de contato e os dados do telefone. O Imei é o mais importante.

Imei é a sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Cada aparelho tem o seu. Para descobrir o Imei basta digitar *#06#.

Em caso de roubo, é importante registrar um boletim de ocorrência. Foi o que Hosana fez.

“Mesmo não acreditando muito, eu fui, prestei queixa e para minha surpresa, três meses depois, o celular foi recuperado”, conta a artesã Hosana Barbosa de Oliveira.

Hosana é uma das 800 pessoas que recuperaram o telefone até agora. Outros 500 aparelhos recuperados estão nas delegacias. Como os donos não estão cadastrados no sistema fica difícil localizá-los.

“Nós vamos ter mais trabalho. Toda uma checagem junto a operadoras para que nós possamos identificar o legítimo, o verdadeiro proprietário daquele celular apreendido”, explica o delegado Humberto Ramos.

A polícia diz que a quantidade de roubos de celulares só faz cair em Pernambuco.

“Esses dois primeiros meses de 2018, janeiro e fevereiro, teve uma diminuição de 30% no número de assaltos em relação ao mesmo período de 2017”, afirma o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio Pádua.

O programa também a compra de celular roubado.

“Quem recebe esse celular ou negociou esse celular e pagou, mesmo de boa-fé, vai responder por receptação”, explica o assessor de Comunicação da Polícia Militar, major Luiz Cláudio Brito.

Com informações do G1 Pernambuco.


Nenhum comentário: