Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Confusão em presídio do Recife deixa um detento morto e quatro feridos


Detentos protestam contra demora na entrada das visitas (Foto: Luna Markman/G1)

Uma confusão no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, neste sábado (31), deixou um detento morto e quatro feridos, conforme a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). O secretário Éden Vespaziano informou que será aberto um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do preso. A vítima foi David Bezerra dos Santos, 20 anos, interno do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), que morreu ao dar entrada no Hospital Otávio de Freitas, na mesma região. A unidade de saúde também recebeu outros dois feridos, Alisson Avelino da Silva, 21, e Diogo Santos de Lima, 20, que vão passar por cirurgia. Mais dois detentos foram atendidos na enfermaria do próprio complexo, com ferimentos leves.


Revoltadas com a demora para o início das visitas íntimas, muitas mulheres começaram a gritar e provocar tumulto na frente do portão do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, que faz parte do conjunto. A revolta incentivou os detentos a se rebelarem, iniciando uma confusão na manhã deste sábado (31). Os presidiários jogaram pedras contra parte da guarda interna, que revidou com gás de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha.

O tumulto começou por volta das 7h30 e foi contido no fim da manhã, pelos próprios agentes penitenciários. O Batalhão de Choque da PM foi acionado, mas não precisou entrar na unidade. A Cioe também foi chamada. A equipe chegou a entrar no presídio, no entanto, segundo o secretário, não realizou nenhuma atividade.

PMs da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) entraram na unidade no fim da manhã para fazer uma revista (Foto: Luna Markman/G1)

"Nós tivemos um movimento causado pela demora na entrada dos familiares. Infelizmente, nós tivemos um óbito e quatro feridos, sendo dois atendidos na nossa enfermaria e dois que seguiram para o Otávio de Freitas. Está sendo feito o levantamento no hospital sobre a causa da morte, mas deve ter sido durante a contenção", disse o secretário. 

A demora na entrada das visitas ocorre porque os agentes penitenciários iniciaram a Operação 100% Legal neste sábado. Eles estão cumprindo as regras para revistas de visitantes como determina a legislação, impedindo a entrada de comida levada pelos parentes, por exemplo. A restrição revoltou os detentos. (Do G1 PE).

Após confusão na manhã deste sábado, toldos começaram a ser montados para abrigar os visitantes (Foto: Luna Markman/G1)
Após confusão na manhã deste sábado, toldos começaram a ser montados para abrigar parentes de detentos (Foto: Luna Markman/G1)

Nenhum comentário: