Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014


Policia Federal realizou a maior apreensão do ano de paste base de cocaína com 52,1KG

pf

A Polícia Federal em Pernambuco através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE prendeu, na ultima quinta-feira, dia 17-04, por volta das 21h, Lauro José Schutz, de 50 anos, caminhoneiro, casado, natural de Condor/RS e residente em Várzea Grande/MT (não possui antecedentes criminais).
A prisão aconteceu em virtude de investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, as quais davam conta de que um caminhão carreta de marca Volvo, cor vermelha, estaria saindo de Várzea Grande/MT, com destino à capital pernambucana, transportando uma grande quantidade de material entorpecente escondido em seu interior. De posse dessas informações bem como das características físicas do suspeito foram montadas várias equipes de policiais federais, os quais se dirigiram para os principais pontos que dão acesso à capital pernambucana no intuito de realizar barreiras policiais com vistas a identificar o veículo, apreender a droga e consequentemente a prisão do possível suspeito.
attachment
attachment (1)
A ação teve seu desfecho final quando por volta das 21h do dia 17-04, os federais que estavam posicionados no município do Xexéu-PE, conseguiram identificar um caminhão carreta que se assemelhava com as mesmas descrições, estacionado no posto fiscal, carimbando a nota fiscal para seguir viagem, momento em que foi abordado pelos federais e através de uma busca no interior na cabine com a ajuda do cão farejador REX II, foi encontrando debaixo do assento que funciona como cama 03 caixas de papelão que continham em seu interior 50 tabletes de uma substância pastosa que após passar por exame preliminar de constatação resultou positivo para paste base de cocaína, perfazendo um total de 52,1Kg.
Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante, foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levado para a Superintendência da Polícia Federal em Recife-PE, para que fossem adotados os procedimentos de polícia judiciária, onde acabou sendo autuado por tráfico interestadual de entorpecentes (artigo 33 c/c artigo 40 inciso V da Lei 11.343/06) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após as praxes processuais foi submetido a exame de corpo de delito no IML e em seguida recambiado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Palmares-PE. Além da droga e do veículo caminhão carreta de marca Volvo de cor vermelha e placas HRO 2704 de Várzea Grande/MT, também foi apreendido 01 aparelho celular.
Em seu interrogatório Lauro informou que o veículo é de sua propriedade e que havia saído de Várzea Grande-MS com o caminhão carregado de bolsas plásticas prensadas para ser entregue numa fábrica em Vitória de Santo Antão-PE, quando resolveu aceitar uma proposta de dois homens (preferiu não declinar o nome) para transportar pasta base de cocaína até a capital pernambucana e para isso receberia a importância de R$ 30.000,00 quando entregasse a droga em Vitória de Santo Antão-PE para um traficante que lhe daria maiores detalhes do local do repasse por telefone celular. Disse ainda que recebeu a quantia de R$ 5.000,00 adiantados para custear suas despesas e que aceitou a proposta por estar passando por situação financeira difícil sendo essa a primeira vez que fez este tipo de transporte. O autuado estava acompanhado de sua esposa e de seus dois filhos (um de 1 ano de idade e outro de 3 anos de idade), a qual não sabia da existência da droga e não tinha qualquer envolvimento com o crime, motivo pelo qual foi ouvida e em seguida liberada, encontrando-se albergada, aguardando o recebimento de dinheiro por parte de seus parentes para poder voltar para Várzea Grande-MT.
Esta é a 11ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco até a presente data já foi tirado de circulação 132,1Kg de pasta base de cocaína, 79,5kg de maconha e 17,1Kg de cocaína pura, tendo sido presas 12 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas.
A pasta base possivelmente é oriunda da Bolívia. A droga seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack na Região metropolitana do Recife-PE, Olinda-PE, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho-PE e caso fosse transformada em crack daria para se fazer 156kg quilos, o que corresponderia a aproximadamente 625 mil pedras.
Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.
attachment (2)
attachment (3)
attachment (4)
attachment (5)
Fonte: TV Replay

Nenhum comentário: