Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Carrefour é interditado em PE

Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem

O supermercado Carrefour da Avenida Domingos Ferreira foi interditado na manhã desta quarta-feira (26). A Vigilância Sanitária do Recife encontrou produtos com data de validade alterada, alimentos impróprios para o consumo, entre outras irregularidades. Cerca de 200 quilos de produtos irregulares foram apreendidos. A operação é ação conjunta entre vigilância, Ministério Público de Pernambuco, Procon, Ipem e Delegacia do Consumidor. A interdição tem duração de 3 dias a partir das 10h de hoje. Em nota, o Carrefou comunicou que irá tomar as providências para regularizar o serviço.

Por volta das 7h, o grupo de técnicos chegou ao supermercado e fechou as portas para que a vistoria pudesse ser realizada. No momento da ação, a vigilância e os outros órgãos permitiram que alguns consumidores que estavam no estabelecimento continuassem a fazer suas compras.
Durante a vistoria, a vigilância encontrou alimentos vencidos e impróprios para o consumo, temperatura dos freezers inadequada, além da carne bovina pré-moída e panetones estragados. É importante ressaltar que é ilegal a venda de carne moída previamente, conforme a lei estadual Nº 1554/2010. Dos 200 quilos de produtos apreendidos, boa parte eram carnes e pescados que estavam estragados. Alguns produtos que deveriam estar congelados estavam apenas resfriados.

De acordo a chefe do setor de alimentos e produtos da Vigilância Sanitária do Recife, Geise Belo, pequenos detalhes ainda serão vistoriados até o fim da manhã. "A gente já tinha passado aqui na quinta-feira passada (20) e vimos algumas irregularidades, mas não encontramos algo dessa proporção. Daquele dia, demos um prazo para que o estabelecimento se adequasse. Hoje, nos deparamos com essa quantidade de produtos irregulares", comentou Geise. O estabelecimento sofrerá processo criminal por parte da Delegacia do Consumidor, do MPPE e do Procon.

Além do Carrefour, três grandes supermercados do Recife serão vistoriados até a próxima segunda-feira (31). Os consumidores que souberem de situações irregulares em supermercados e quiserem solicitar uma vistoria da Vigilância Sanitária, o telefone é 0800-281-1520. Caso a pessoa compre o produto e só em casa perceba que ele está estragado ou em condição imprópria para o consumo, a denúncia deve ser feita junto ao Procon, através do 0800-28-21-512.

Na semana passada, em dois dias de operação, o supermercado Extra da Av. João de Barros foi interditado por cinco dias consecutivos por comercializar vários produtos com o prazo de validade vencido e impróprios para o consumo. No Pão de Açúcar da Av. Rosa e Silva também foram encontrados alguns produtos vencidos, mas apenas o setor de almoço que funciona dentro do estabelecimento foi interditado.

Veja na íntegra a nota divulgada pelo Carrefour:

O Carrefour informa que atendeu prontamente às recomendações da fiscalização para sua unidade Domingos Ferreira, em Recife (PE), realizada na manhã desta quarta-feira (26). No período estabelecido, a empresa tomará todas as providências necessárias para garantir o cumprimento estrito dos procedimentos de segurança alimentar que fazem parte do padrão de qualidade da companhia. O Carrefour informa ainda que qualquer irregularidade decorrente de uma quebra de procedimento será rigorosamente apurada e corrigida. Os colaboradores da unidade serão reorientados quantos às normas adotadas pela rede, que atendem estritamente ao Código de Defesa do Consumidor e demais legislações pertinentes. No período, os consumidores podem realizar suas compras na unidade Carrefour, localizada na Rua Francisco Correa de Moraes, 100, no bairro Imbiribeira.

Por JC

Nenhum comentário: